Páginas

domingo, março 13

Paixão

A definição de paixão poderia ser escrita de várias maneiras, dependendo de cada pessoa e do que essa pessoa estivesse a sentir. No meu caso, seria difícil escrever, ou definir, sobre algo que me vai marcando. Por isso deixo aqui a única definição onde me revejo.
 " A paixão (do verbo latino, patior, que significa sofrer ou suportar uma situação dificil) é uma emoção de ampliação quase patológica. O acometido de paixão perde sua individualidade em função do fascínio que o outro exerce sobre ele.
 É tipicamente um sentimento doloroso e patológico, porque, via de regra, o indivíduo perde a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio.  A paixão pode ultrapassar barreiras sociais, diferenças de formação, idades e géneros. A paixão completamente correspondida causa grandiosa felicidade e satisfação ao apaixonado, pelo contrário qualquer dificuldade para atingir essa plenitude pode trazer grande tristeza pois o apaixonado só se vê feliz ao conseguir o objecto de sua paixão.
 A paixão é uma patologia amorosa, um superlativo fantasioso da realidade sobre o o outro, tendo em vista que o indivíduo apaixonado se funde no outro, ou seja, perde a sua individualidade, que só é resgatada quando na presença do outro.
 Pode ser um entendido como um "vício" que debilita a mente do indivíduo pois este foca somente a pessoa amada nos seus pensamentos sendo todos os outros momentâneos e irrelevantes.
 A paixão pode ser um entendido como um "sedativo" que suscita um prazer admirativo pelos detalhes da pessoa amada. "

1 comentário:

  1. A Paixão é o sentimento mais vivo do mundo...por ele cometemos as maiores loucuras... e é tão delicioso!

    ResponderEliminar